Topo

Minha foto
Editor de conteúdo do Portal Qualidade Brasil , profissional em Gestão da Qualidade desde 1999.

Relação processo x qualidade

|
A muito coisa que se mantem a sete chaves neste processo de implantaçãode um sistema da qualidade, mesmo ainda que o mesmo seja favoravel para os processosenvolvidos, existe a chamada "resistencia" por parte das pessoas que vivem o dia a dia do chamado CHÃO DE FABRICA, por isto segue algumas dicas de experiencia propia.

1° Nunca será você o unico a determinar alguma ação, ou seja indiferentemente de suaavaliação de processo produtivo o mesmo tem de ser discutido e planejado com todosos envolvidos diretamente, pois eles é que na realidade vão vivenciar na praticao peso de uma ação tomada para melhoria de um processo, é otimo o pensamento de se aplicar o BRAINSTORMING para elevar a ideia do trabalho em grupo, e não mais nada sensato do que pensarque o trabalho em grupo traz resultados mais prosperos e eficientes.

2° Avaliar os numeros negativos ou positivos é função da qualidade, pois é ela que estaraa frente de qualquer alternativa a ser seguida, ou seja todo o gerenciamento de um indicadordeve estar sob responsabilidade do setor qualidade, mas para que isto aconteça, lembre-se deque as pessoas dos processos, são as melhores chaves para discussão dos numeros.

3° Implantar um mudança no processo é fácil, o dificil é envolver como um todo o grupo,realize reuniãos sistematicamente e faça o chamado exercicio dinamico, faça com que as pessoasestejam em foco, ou seja , faça com que elas identifiquem atraves de suas atividades, pontosfundamentais a serem avaliados.

4° Gerenciar, não é mandar, o gerenciamento de um sistema de qualidade, é nada mais e nada menosdo que você durante a sua permanecia nesta função, fazer com que o mesmo funcione de modo a se tornarum vinculo principal entre duas palavras, EFICIENCIA e AGILIDADE.

5° Muitas vezes o setor qualidade é criticado por ser critico ao avaliar um processo, faça com que istonão seja assim, de que forma ? simples envolva não só as pessoas do processo e sim você mesmo, pois é!inumeras vezeso sistema da qualidade faz com que você esqueça de que sua função principal é ser participativo no dia a dia, e nãosomente quando é hora dos indicadores.

6° Realizar treinamentos, é algo dificil quando se pensa assim, quando você realizar um treinamento, faça novamentede que estas pessoas se integrem no mesmo, use novamente a dinamica de grupo, realize tarefas em grupo,discussão em grupo,uma musica de fundo, faz com que a tarefa de ficar 2 horas ouvindo uma pessoa falando se torne algo mais agradavel.

7° Foco no ser humano e fundamental, por isto o sistema da qualidade não há de ser peso, e sim uma forma de serealizar um trabalho ao qual não apenas a expressão se torna favoravel aos indicadores como o relacionamento dosenvolvidos, há algum tempo fiz parte de um grupo de estudo ao qual nosso foco era saber qual o percentual de um numero de100 pessoas de uma mesma empresa estariam envolvidas de corpo e alma com a qualidade, e veja o resultado.

35% A QUALIDADE É SIMPLEMENTE INDIVIDUAL, E NÃO SEMEIA A IDEIA DO TRABALHO EM GRUPO

15% A QUALIDADE NÃO DIVULGA SISTEMATICAMENTE SEU TRABALHO

20% A QUALIDADE É APENAS UM SETOR DE PAPEL, E NÃO COM VALORES HUMANOS E APENAS

30% A QUALIDADE:

- DIVULGA SEUS TRABALHOS;
- REALIZA DINAMICA DE GRUPO;
- PARTICIPA DO DIA A DIA DE SEUS PROCESSOS;
- E VALORIZA O FATOR HUMANO.

1 comentários:

{ ronaldocgq } at: 10 de mar. de 2008, 14:42:00 disse...

Boa tarde Desidério!

Gostei do blog! Ficou bastante interessante. Vou indicá-lo na minha Qualiroll, pois com a sua capacidade certamente esse espaço vai crescer muito e ficar ainda melhor.

Estou aguardando o arquivo que ficou de me enviar do sistema de calibração.

Um abraço

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e participe !!!

 

Copyright © 2010 Blog ISO 9001 | Design by Dzignine