
Qualificação e avaliação é o tema chave dos processos em uma empresa, considerando toda a sua extensão, é primordial que seja avaliado sua entrada e saída, portanto hoje vamos falar de alguns critérios importantes que podem ser utilizados para elaborar um questionário de avaliação de fornecedores.
Entende-se de que quando a empresa é certificada ISO 9001 a mesma deva periodicamente desenvolver uma sistemática de avaliação, portanto utilize um prazo de 12 meses para realização do mesmo, com objetivo de atendimento a esta norma.
Para isto elaborei alguns critérios para que você possa utilizar em seu questionário.
1- A política e os objetivos da qualidade estão definidos e são conhecidos por toda a empresa?
2- As atividades dos colaboradores estão claras e são conhecidas por todos?
3- Existem procedimentos, instruções de trabalho ou outros documentos que determinam como as atividades devem ser realizadas?
4- Os documentos citados acima estão prontamente disponíveis e são do conhecimento dos colaboradores?
5- São realizadas análises críticas dos pedidos dos clientes, quanto à capacidade de atendê-los?
6- O projeto de novos produtos é controlado e validado, quando ao seu desenvolvimento?
7- São adotados cuidados especiais com fornecedores, quando da realização das compras da empresa?
8- Existe metodologia definida para verificar produtos comprados e/ou serviços prestados por terceiros?
9- Os produtos de sua empresa passam por um sistema de controle de qualidade garantindo sua aplicação?
10- A empresa mantém um sistema de manutenção preventiva e corretiva em suas máquinas e equipamentos?
11- Existe uma sistemática definida para identificar, manusear, embalar, armazenar, proteger e expedir os produtos?
12- Os colaboradores que executam atividades que influenciam na qualidade final do produto são devidamente treinados e capacitados?
13- Existe uma sistemática definida para controlar os equipamentos de inspeção, medição e ensaio?
14- Existe sistemática para controle de produto não - conforme?
15- Existe sistemática para controlar ações corretivas e preventivas?
16- A sua empresa possui uma sistemática definida de assistência técnica aos clientes?
17- São utilizados indicadores estatísticos para verificar as tendências qualitativas de seus produtos, bem como de seu processo?
18- Estes indicadores são melhorados continuamente?
19- Estes indicadores são registrados, possibilitando rastrear em caso de não qualidade, bem como são divulgados a toda a organização?
Pois bem, estes critérios são apenas exemplos, e podem ser utilizados conforme o escopo de sua certificação, portanto avalie o que de forma é mais relevante para sua avaliação, e aplique a mesma, caso sua empresa não seja certificada, aplique o mesmo método, pois somente desta forma, terás como realizar uma análise critica de sua rede de fornecimento.


1 comentários:
Olá, muito bom o blog,
eu acho que esse topico de fornecedores na qualidade é um dos mais interessantes, vejo que gelamente nas cadeias de suprimentos as grandes corporações são responsáveis por definir o atingimento dos requisitos de qualidade.
Estou adicionando o seu blog, tenho um blog sobre qualidade total, quando der, gostaria de contar com a sua opinião.
Abs,
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