Topo

Minha foto
Editor de conteúdo do Portal Qualidade Brasil , profissional em Gestão da Qualidade desde 1999.

ISO 9001 - O que significa na cadeia de suprimentos?

|
Como alguém que está envolvido na seleção de fornecedores e possivelmente, responsável por decisões de compra, você pode ter visto ou usado bens e serviços que são promovidos com referência à ISO 9001:2000, ISO 9001:2008, ou, mais simplesmente, "ISO 9000". Como você pode ter certeza de que seus fornecedores entende o que você espera deles, e são capazes de lhe proporcionar um produto, conforme ao especificado

Este texto informativo fornece algumas respostas a estas perguntas e irá informá-lo sobre como você pode tirar o máximo proveito da norma ISO 9001 como uma ferramenta de cadeia de fornecimento.

O que é ISO 9001? 

ISO 9001 é uma norma internacional que fornece requisitos para a organização de um sistema de gestão da qualidade (SGQ). É parte de uma família de normas publicadas pela Organização Internacional de Normalização (ISO), muitas vezes referidas coletivamente como "ISO 9000" ou "família ISO 9000. Por esse motivo, às vezes você pode ouvir seus fornecedores se referir a ser certificado "ISO" 9000, ou ter um SGQ ISO 9000. Isso normalmente significa que eles estão alegando ter um SGQ e atender os requisitos da ISO 9001, a única norma na família ISO 9000 que pode ser usado para fins de avaliação da conformidade. É importante entender, no entanto, que a ISO é o organismo que desenvolve e publica a norma - ISO não "certifica" organizações, como será explicado mais tarde neste texto.

A última versão da ISO 9001 foi publicada em Novembro de 2008, fazendo apenas pequenas alterações em relação à versão (2000) anterior. A nova revisão tem por principal objetivo melhorar a clareza dos requisitos anteriormente existentes na ISO 9001:2000, em vez de introduzir novas regras. Por essa razão, ISO 9001:2000 e ISO 9001:2008 pode ser considerada como equivalente para todos os efeitos práticos, embora ISO 9001:2000 será gradualmente substituída pela ISO 9001:2008, até já não sendo válidas para efeitos de avaliação da conformidade em 15 de Novembro 2010 (dois anos após a publicação da ISO 9001:2008).

O objetivo da ISO 9001 é prover um conjunto de requisitos que, se efetivamente implementadas, irá fornecer-lhe a confiança de que o fornecedor pode fornecer consistentemente produtos e serviços:

Os requisitos abrangem uma vasta gama de tópicos, incluindo o compromisso de seu fornecedor da alta gerência com a qualidade, o seu foco no cliente a adequação de seus recursos, a competência dos funcionários, gestão de processos (de produção, prestação de serviços e processos pertinentes, administrativas e de apoio), planejamento, qualidade do produto análise da concepção, da entrada de pedidos, compras, acompanhamento e mensuração de seus processos e produtos, calibração de equipamentos de medição, processos para resolver reclamações de clientes, ações corretivas / preventivas e uma exigência para conduzir a melhoria contínua do SGQ

Por último mas não menos importante, há uma exigência para o seu fornecedor acompanhar as percepções dos clientes sobre a qualidade dos bens e serviços por ela prestados.

ISO 9001 não especifica requisitos para bens ou serviços que você está comprando. Isso  até você pode definir, tornando claras as suas próprias necessidades e as expectativas para o produto. Você pode, por exemplo, referir  às especificações dos produtos, desenhos, normas nacionais ou internacionais, catálogos de fornecedores, ou outros documentos, conforme o caso.

O que significa "conformidade com a norma ISO 9001" o quer dizer? 

ISO significa que seu fornecedor estabeleceu uma abordagem sistemática à gestão da qualidade e gestão de seus negócios para assegurar que suas necessidades sejam claramente compreendidas, acordado e cumprido. A declaração de conformidade com a norma ISO 9001 não deve, contudo, ser considerado como um substituto para uma declaração ou certificado de conformidade do produto.

Como a ISO 9001 ajuda você a escolher um fornecedor? 

A  ISO 9001 estabelece alguns requisitos para o processo de compra, que incluem você como cliente. Estes requisitos será abordado nos seguintes tópicos:

Exigências sobre as informações de compra que deve ser fornecida para que os fornecedores para o mesmo compreender claramente as necessidades dos clientes e as maneiras em que forneceu os produtos podem ser verificados como satisfazendo os requisitos do cliente . 

Observe que sempre que a ISO 9001 refere-se a "produtos", isso também inclui os produtos intangíveis como serviços ou software.

Você tem um papel importante a desempenhar, especificando a seu fornecedor o que você realmente quer. Você pode precisar consultar com seu próprio pessoal interno técnico (os usuários reais) nesse processo.  Se você não fizer isso, você pode achar que recebe um produto que atende todos os requisitos indicados e os requisitos regulamentares aplicáveis, mas que é absolutamente errado para a aplicação pretendida. Assim, em primeiro lugar, você deve concentrar-se em especificar as suas necessidades relacionadas com o uso pretendido do produto.

Para ajudar nesta tarefa você pode considerar o seguinte: 

Qual é o produto específico (bens ou serviços) que você está comprando?
Qual o impacto que este produto tem em seu próprio negócio?
Quais são os riscos para o seu negócio se você tiver problemas com este produto?
Como você pode ter certeza de que você recebe o produto realmente atendendo às suas necessidades?
O que você sabe sobre a reputação e o histórico de desempenho de seu fornecedor?

Qual o nível de confiança que você precisa na capacidade de seu fornecedor para lhe fornecer produtos conformes em uma base consistente?

Se você decidir que a conformidade com a norma ISO 9001 é importante, (com base na sua avaliação dos riscos associados com os produtos e serviços que você está comprando), como você pode ter certeza de que seu fornecedor tem um SGQ que atende requisitos da ISO 9001?

São os bens e serviços que exigem abrangência pelo SGQ seu fornecedor (Pode ser necessário pedir uma cópia do certificado de seu fornecedor ou a declaração de conformidade para descobrir isso!)

Como você pode ter confiança de que seu fornecedor atende à ISO 9001?

Existem várias maneiras em que o fornecedor pode alegar que seu SGQ atende aos requisitos da ISO 9001.

Estas incluem: 

"A Declaração do Fornecedor de conformidade": A declaração de seu fornecedor se afirmar que seu SGQ atende requisitos da ISO 9001, geralmente apoiado por assinaturas legalmente vinculativo. Esta declaração pode ser baseada no sistema do seu fornecedor de auditoria interna, ou auditorias de terceiros;

Avaliação de segunda parte: o seu fornecedor tenha sido avaliado diretamente pelos seus clientes (por exemplo, você, ou por outro cliente, cuja reputação é o respeito) para verificar se o seu SGQ atende requisitos da ISO 9001 e suas próprias necessidades - por vezes utilizado nos contratos de negócios.

Avaliação de terceiros: (Muitas vezes referida como a certificação): o fornecedor contrata um terceiro imparcial (um organismo de certificação) para realizar uma avaliação para verificar a conformidade com a norma ISO 9001.
Este terceiro em seguida, emite um certificado para o seu fornecedor descrevendo o escopo do SGQ, e confirmando que está de acordo com a norma ISO 9001.

Os fornecedores podem alegar que seus produtos ou serviços atendem a ISO 9001?
Não. A referência à ISO 9001 indica que o fornecedor tem um sistema de gestão da qualidade que atende aos requisitos da norma ISO 9001:2000 ou ISO 9001:2008. Como mencionado anteriormente, este deve fornecê-lo com confiança no fornecedor, a sua capacidade de fornecer, conforme bens ou serviços. A ISO 9001 requer que o seu fornecedor monitore os níveis de satisfação dos seus clientes (isso inclui você!), E feed back desta informação, a fim de melhorar a eficácia do SGQ.

O que fazer se as coisas acontecerem errado ?
No caso de você não está feliz com bens ou serviços específicos que você recebe, você deve em primeiro lugar, trazer isto ao conhecimento de seu fornecedor. Você normalmente faz isso através da técnica normal e / ou canais de comunicação comercial, que foram estabelecidos.

Seu fornecedor é obrigado a investigar sua reclamação e tomar as ações apropriadas para evitar ou reduzir as chances de isso acontecer novamente.

Se, no entanto, você está insatisfeito com o desempenho global do seu fornecedor (por exemplo, se continuar a fornecer produtos não conformes,e não se responder as sua reclamações, ou não estão tomar ações corretivas apropriadas). então esta é uma indicação de problemas em seu sistema de gestão da qualidade.

Dependendo das respostas que você recebe, você deve estar ciente de que você pode escalar a sua reclamação através dos passos descritos abaixo.

Se o seu fornecedor tem um SGQ que atende requisitos da ISO 9001, são obrigados a nomear uma pessoa - o representante da gestão - com a responsabilidade e autoridade para assegurar que o sistema está funcionando corretamente. Você deve descobrir quem é, e fazer uma reclamação formal.

Se você ainda não estiver satisfeito com a resposta de seu fornecedor, e se ele é certificado por terceiros (parte independente), organismo de certificação , você deve trazer o assunto ao órgão certificador. Você pode encontrar o nome do organismo de certificação, olhando para o certificado do fornecedor. O organismo de certificação investigará os problemas durante suas auditorias de fiscalização da QMS de seu fornecedor, ou, em casos críticos, pode decidir a realização de uma investigação adicional específica.

Se você não receber uma resposta satisfatória do organismo de certificação, e se ele é credenciado , você deve reclamar com o organismo de acreditação em causa.

Se você tiver dificuldade em obter essa informação, você pode consultar a lista dos organismos de acreditação que são membros do International Accreditation Forum no site do IAF ( www.iaf.nu) .

Se você sentir que você não tenha recebido uma resposta satisfatória do organismo de acreditação, e se ele é membro do International Accreditation Forum você pode queixar-se ao IAF ( www.iaf.nu ).

Lembre-se que nenhuma das opções acima irá afetar os seus direitos como um comprador e pode ser apropriado tomar ações legais contra seu fornecedor em vez de, ou em paralelo com os canais acima. A maneira em que você fizer isso pode variar de um país para outro.

Resumo
A ISO 9001 é uma base útil para que as organizações sejam capazes de demonstrar que está gerenciando seu negócio de modo a alcançar de forma consistente a qualidade de bens e serviços.

Há diversas maneiras em que os seus fornecedores podem reivindicar conformidade com a norma ISO 9001, e você precisa garantir que o método escolhido por seu fornecedor lhe fornece o necessário grau de confiança.

Se você não estiver satisfeito com o desempenho de seu fornecedor, você deve fornecê-los com o feedback apropriado. Aprendizagem de reclamações ajuda as organizações a melhorar seu desempenho futuro .

Além da abundância de informação sobre a família ISO 9000 nesta Normas de gestão seção do site da ISO, o organismo nacional de normalização é uma outra fonte de assistência,


NOTA: A orientação acima é originalmente desenvolvida pela ISO 9000, composto por representantes da ISO / TC 176 (comissão responsável pelo desenvolvimento e manutenção da norma ISO 9000), o Comitê da ISO sobre avaliação da conformidade (ISO / CASCO) o Comitê da ISO sobre a política dos consumidores (ISO / COPOLCO) e do International Accreditation Forum (IAF). Ele foi atualizado para levar em consideração a publicação da ISO 9001:2008 em novembro de 2008.

Link original: http://www.iso.org/iso/9001supchain.htm

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e participe !!!

 

Copyright © 2010 Blog ISO 9001 | Design by Dzignine