Topo

Minha foto
Editor de conteúdo do Portal Qualidade Brasil , profissional em Gestão da Qualidade desde 1999.

Quem precisa de coach?

|
Texto: Maria Amélia Vargas - Zero Hora

Equipar profissionais com as ferramentas certas e o conhecimento necessário para que ele possa se desenvolver. O objetivo do coaching, um método de aconselhamento que leva à evolução na carreira. Trata-se de uma orientação que, por meio de uma metodologia específica, indica novas perspectivas para o profissional. A ferramenta resulta em aumento do nível de motivação e, consequentemente, encurta os caminhos para se alcançar resultados.

Segundo Sulivan França, presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), o método serve para qualquer pessoa que tenha uma meta e queira conquistá-la.

– Geralmente, são feitos pacotes com 10 a 12 sessões, quando se elabora um plano de ação a partir dos objetivos, dos valores e crenças do cliente e se faz um acompanhamento para ir verificando os progressos dele. Lá pelo sétimo, oitavo encontro, alguma das metas já foi atingida – explica França.

De acordo com Marcelo Cassales Saldanha e Débora Pereira Ribeiro, psicólogos com certificação em coaching pela universidade de Oxford, o convite ao autodesenvolvimento pode partir do profissional (estando ou não empregado) ou ser encomendado pela empresa na qual ele trabalha. Comumente, quando a busca é individual, as metas são estabelecidas pela própria pessoa. Quando a organização solicita o serviço, os resultados são dirigidos ao bem-estar do negócio.

– A empresa, ao desenvolvê-lo (o profissional), ajuda-o a desempenhar as suas funções de forma mais adequada, fazendo com que tenha performance superior e gere mais lucro. Mas, independentemente de qualquer coisa, tudo o que o profissional desenvolve fica com ele para sempre, validando o investimento pessoal e da organização – detalha Saldanha.

Acompanhando os avanços tecnológicos, pode-se aplicar o método por meio da internet. Rubens Gurevich, CEO da Your Life do Brasil, detentora da ferramenta de e-coaching, explica que o programa administra o plano de carreira do colaborador de maneira inteligente, oferecendo indicadores de desempenho e iniciativas de melhoria, baseados no perfil ideal para cada função e de uma sistemática de avaliação 360 dinâmica. Além disso, identifica o estilo profissional de cada um, seus talentos e limitações, explica Gurevich.

– O coaching é um processo fantástico, mas tem um limitador que é o alto custo. Para alastrá-lo, agora ela pode ser feito pela internet, sem perder as suas características básicas.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e participe !!!

 

Copyright © 2010 Blog ISO 9001 | Design by Dzignine