Em qualquer processo de produção sempre existirá etapas com a função de amostragem e objetivo de avaliação de produtos conforme requisitos do mesmo, para isso é claro além de um procedimento definido e padronizado devemos ter a garantia de que o pessoal está capacitado conforme indicações deste procedimento.
A tecnologia nos dá a idéia de que os processos são garantidos por métodos planejados e automatizados, muitos ainda devem para o que chamo de capacidade produtiva, lembre-se de que a capacidade de produção deve estar aliada com a Qualidade, pois sem este critério a mesma não deve ser vista como capacitada.
Produto aprovado
Produto que atende requisitos de clientes,normas,desenhos e especificações de outras fontes regulamentadoras deste produto tal como o Inmetro,UL e outros. Portanto realizar a aprovação deste produto considerando tais critérios é a confirmação do controle e rastreabilidade do produto, mesmo assim não se deixe enganar por desenhos,procedimentos e normas desatualizadas em caso de dúvidas procure a fonte de origem de tal documento para confirmação.
Produto reprovado
No mesmo nível de avaliação do critério anterior, consideramos que alguma especificação não foi atendida, seja na aparência, dimensional ou até mesmo no peso. Para isso devemos ter a base de critérios e requisitos atualizados.
Em muitos casos os produtos não conforme são aprovados mesmo com falhas identificadas, neste ponto mascaramos o custo da não Qualidade que é repassada para o cliente final, que acaba pagando por este custo.
Imaginar tolerância para um produto não conforme é definir a falta de capacidade desta garantia, por isso os processos acabam se tornando carissimos devido a tolerâncias que geram retrabalhos, e claro, retrabalhar gera custo e o custo deve ser pensado da seguinte maneira.
- Custo Homem/hora
- Custo máquina/hora
- Custo matéria-prima
Ter padronização de inspeção através de amostragem possibilita ter a Garantia da Qualidademesmo que seja por amostragem,e assim garantir o que chamamos de Controle de Qualidade e sua efetividade, mas preste atenção de que não somente de amostragem o processo é garantido e sim podemos repensar métodos e processos para avaliação em 100% do lote ou partir para um definição clara deste processo.
Criar uma tabela de amostragem conforme tamanho do lote ou identificar a criticidade de cada item a ser inspecionado gera o efeito de controle constante, mas além de tudo ter o processo realmente em foco de melhoria é o ideal.
Desenvolver a capacidade de avaliação de um processo não pode ser visto como custo agregado encarecendo o produto ou serviço e sim serve como uma ferramenta contra futuros prejuízos que em muitos casos são simplesmente camuflados.
![]() | Zafenate P. Desidério Idealizador/Fundador e editor de Conteúdo |




0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário abaixo e participe !!!