Topo

Minha foto
Editor de conteúdo do Portal Qualidade Brasil , profissional em Gestão da Qualidade desde 1999.

Isolândia, o mundo dos procedimentos - I

|
Nesta história vamos conhecer um mundo chamado de ISOLÂNDIA  , uma referência a norma ISO 9001 que é a norma relacionada ao SGQ, para isso tente-se acalmar pois os procedimentos estão a procura de uma não conformidade.
Isolândia é um mundo repleto de procedimentos, onde seus requisitos são a lei máxima, e se alguém não cumprir estes requisitos, nossa, é problema na certa.
Em Isolândia fala-se a língua “Auditorês” onde através dela o povo se comunica, deixando para traz sua língua mãe que era a “Comprometimento”, e neste mundo não se pode fazer nada fora do procedimento.
Certo dia, O grande rei “Auditor I” veio até seu povo declarando que iria refazer uma releitura de seus procedimentos, e que o povo ficasse atento a suas novas mudanças, pois ele como o rei Auditor I seria muito objetivo no que se diz respeito ao dia a dia de Isolândia.
Foi um grande espanto, pois o povo estava acostumado a seguir os procedimentos antigos e de uma hora para outro o grande rei Auditor I queria mudar.
Mas neste exato momento aparece o grande  Mago RD que por sua vez disse ao grande rei Auditor I que todos deveriam ser ouvidos antes de algo mudar, pois era seu povo o maior conhecedor do dia a dia de ISOLÂNDIA.


O rei Auditor I um pouco chateado aceitou a ideia do Mago RD dizendo, que todos tenham a oportunidade de indicar algo para melhorar e nomeou uma equipe responsável para ouvir as pessoas e anotar todas as informações necessárias para serem avaliadas.
Dias depois o rei Auditor I apresenta ao seu povo um representante para cuidar dos procedimentos, o Mago RD, ele seria responsável por toda a releitura dos procedimentos e suas melhorias.
O povo por sua vez indicou para o mago RD o que de fato ocorria em Isolândia, indicando falhas e ao mesmo tempo pontos importantes para a melhoria, transformando rapidamente o que seria algo demorado e penoso, em algo rápido e objetivo.
Esta história um tanto diferente é para mostrar o que de fato acontece em muitos casos quando a norma ISO 9001 é aplicada de forma errada, digo isso baseado em relatos de leitores do Portal Qualidade Brasil,então por isso resolvi criar esta série de artigos com o titulo de ISOLÂNDIA, criando um clima de faz de conta, onde a mesma representa a empresa e seus personagens são baseados em relatos reais.
Neste primeiro artigo, o que quero é chamar a sua atenção para a importância de ouvir as pessoas que vivem os processos, pois nem tudo o que é padrão em procedimentos está de fato conforme ao dia a dia do processo, para isso, quando de fato você criar um procedimento importante relacionado ao seu SGQ, siga até a raiz deste procedimento, e ouça as pessoas que fazem o processo.
O comprometimento das pessoas com os objetivos da norma ISO 9001 é com certeza um fator importante para a transformação dos resultados, então vamos deixar a visão individualista de lado e fazer os resultados acontecerem.
No próximo artigo algo novo irá acontecer em Isolândia? Aguarde!

 
Zafenate Desidério
Editor de conteúdo
Portal Qualidade Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e participe !!!

 

Copyright © 2010 Blog ISO 9001 | Design by Dzignine