Topo

Minha foto
Editor de conteúdo do Portal Qualidade Brasil , profissional em Gestão da Qualidade desde 1999.

O Diário do Gestor - Rumo a certificação - Parte 4

|

Hoje vou continuar esta série de artigos sobre o processo de implementação da norma ISO 9001, mas baseada na experiência de um Gestor da Qualidade seguindo a norma ISO 9001:2008, lembrando que meu objetivo é abrir o processo de maneira explicativa, considerando todos os possíveis comportamentos, decisões e ferramentas.

Aqui quero mencionar que o objetivo destes artigos é esclarecer algumas dúvidas e ao mesmo tempo compartilhar conhecimento, o que é muito válido na troca de experiência de profissionais nesta área.

Pense na sua empresa como uma experiência única, onde a cada meta estabelecida vivenciamos uma proposta diferente de ação e neste momento devemos ter conhecimento de ferramentas necessárias para tomada de decisões, no terceiro artigo falei sobre o comitê da Qualidade, sendo um equipe formada para analisar e agir conforme o cronograma de implementação e posterior Gestão desta norma.

Durante o processo de implementação de qualquer norma, um cronograma é fundamental, até mesmo porque sem um planejamento deste processo a desorganização é forte responsável em atrapalhar ou tirar o foco destes objetivos, ocorrendo em atrasos e não atendimento de ações indicadas como necessárias.

Portanto como ferramenta de planejamento e acompanhamento o cronograma pode ser utilizado como histórico deste processo e suas realizações e seguindo o ciclo PDCA o importante é concluir cada atividade de maneira objetiva.
Durante o processo de adequação conforme os requisitos a exemplo da ISO 9001:2008 devemos seguir um passo a passo até chegar no momento da auditoria de avaliação e posterior indicação, vale lembrar que a certificação identifica que a empresa tem um sistema de Gestão da Qualidade conforme os requisitos desta norma .


Note que o cronograma é uma ferramenta muito simples, onde identificar a atividade a ser realizada e o prazo para conclusão da mesma, para isso volto no item anterior CICLO PDCA onde cada atividade deve ser realizada de maneira conclusiva com objetivo de finalizar esta necessidade. 

Agora vou lembrar de outra ferramenta em forma de formulário que pode ser usado neste processo que é o 5W2H para identificação de ações e seus responsável através de um plano de ação.


Acima identifiquei os campos de uso do 5w2h, onde como o nome diz temos 5w e 2h. Na segunda linha indico o que significa cada termo e na terceira a função de cada campo necessário para um plano de ação.

Agora apresentado o uso do 5W2H com um exemplo.


Por fim apresento neste artigo 2 ferramentas importantes para aplicação no processo de implementação, ainda estamos no processo inicial de identificação da etapas, no próximo artigo estarei abordando as principais etapas para atendimento dos requisitos da norma ISO 9001:2008.

Aproveite e deixe seu comentário avaliando este artigo e dando sua opinião.

Zafenate Desidério



Editor de conteúdo do Portal Qualidade Brasil; Profissional na área da Gestão da Qualidade e administração.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e participe !!!

 

Copyright © 2010 Blog ISO 9001 | Design by Dzignine