Definição: representação Gráfica das diversas etapas que compõem um processo.
Quando usar: quando é preciso conhecer o fluxo atual ( ou ideal ) de um processo, pra poder implementar melhorias.
Fluxogramas representam graficamente a sequência de cada etapa de um processo, o que facilita sua visualização e análise. Desta forma, são muito utilizados para a simplificação e padronização de processos.
A representação de uma atividade na forma de fluxograma oferece uma clara visualização da seguência de atividades realizadas.
Os fluxogramas não apenas facilitam a identificação de pontos a serem melhorados no processo, mas também são muito úteis para treinar as pessoas sobre os novos procedimentos e padrões operacionais, uma vez que as atividades são expostas de forma lógica, o que facilita a sua assimilação.
1° Decida os pontos de entrada.
Lembre-se: colocar a palavra “inicio” como primeira etapa de um fluxograma e a palavra “fim” como ultima, além de um desperdício, não contribui para o entendimento do processo que o fluxo busca representar.
É importante que se identifique claramente O QUE caracteriza o início de um processo (quando eu sei que ele iniciou? ) e O QUE caracteriza a sua conclusão.
Este lembrete é ainda mais importante quando você ter que inter-relacionar fluxos de diversos processos, permitindo que você visualize os encaixes entre este processos.
2° Decida o nível de detalhe de seu fluxograma, em função dos seus objetivos e do público alvo.
3° Iniciar pelo fim e trabalhar de trás para frente pode ser útil para elaborar o fluxograma.
4° Utilize “post-it” ou cartões com adesivo.


0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário abaixo e participe !!!