Muito se sabe que toda a ação preventiva deve sempre estar objetivando a solução antecipada de uma problema, já a ação corretiva deve agir como solução conclusiva sobre uma falha, pense como será a sua empresa daqui a 10 anos se a mesma não mudar a forma de ação e por fim atendimento, neste ponto você deve sempre originar o atendimento ao cliente em seus processos internos, pois muito se ganha ao se prevenir, e neste momento onde o mercado se se torna mais competitivo, o maior potencial de uma empresa é ser diferente no atendimento ao cliente.
Como você pode ganhar o cliente mesmo quando existe a reclamação
1- Prazo de entrega?
2- As informações apresentadas sobre o produto?
3- Preço?
4- A qualidade do produto ou serviço?
5- As funções do produto?
6- Embalagem do produto?
Você deve sempre direcionar este atendimento conforme o produto ou serviço prestado, porém sempre mantenha seu atendimento qualificado ao cliente , ao ponto deste ser o setor com total conhecimento e dominio no produto ou serviço, jamais teremos um bom atendimento se na hora da interrogação o setor de atendimento não tiver a resposta sobre o mesmo.
A empresa 0800 é aquela que investe mais no atendimento do que na qualificação de seus processos internos, 0800 por que é a forma mais utilizada para gerar este atendimento, e quando se tem esta funcionalidade inserida na empresa, saiba que este serviço não deve ser direcionado apenas para o atendimento a reclamação e sim para:
1- Pós vendas;
2- Pesquisa de satisfação;
A empresa não deve considerar o custo de um serviço 0800 como valor agregado quando o mesmo é direcionado para pós vendas, ou seja, passar a ideia ao cliente de que o serviço é uma base de ajuda tal como utilizar o produto ou serviço.
Torne sua empresa uma referencia em atendimento e não apenas uma empresa 0800 de reclamação, e deixe as famosas musicas de esperas de lado, utilize atendimento rápido e Qualificado, pois vale mais 1 cliente bem atendido do que 20 sem satisfação.
Você esta envolvido com a Qualidade e sendo assim, divulgue os pontos positivos de sua empresa, pois a competitividade esta na diferença.
![]() | Autor: Zafenate P. Desidério ( Idealizador e editor de conteúdo do Portal Qualidade Brasil ) |




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