
Cada empresa tem sua função determinada pelo escopo de seu ramo, ou seja, busca ser a numero 1 na área que atua, e claro, busca constantemente a satisfação do cliente final, e de fato estes são pontos muito importante para o sucesso do negocio, e por isso devemos agir constantemente na prevenção de problemas para que este não venha refletir no cliente final.
Uma pesquisa de satisfação interna deverá estar direcionada para o quadro funcional da empresa, buscando assim detalhar pontos que possam ser melhorados e resultar em ações que complementem os ganhos da empresa e no atendimento a satisfação do cliente.
Não pense que esta pesquisa deve ser a mesma aplicada ao cliente final, mas pense que a mesma terá o mesmo foco, pois imagine que sua empresa tem de fato uma relação com seu quadro funcional e por isso quanto melhor a satisfação deste, melhores serão os resultados.
Como devo proceder esta pesquisa ?
Realizar a pesquisa através de um questionário, relacionando os motivos da pesquisa e também o que de fato se espera deste trabalho.
Aqui estão exemplos de alguns tópicos que podem ser utilizados na pesquisa.
•os bons e maus hábitos dos supervisores e colegas de trabalho;
•o futuro do funcionário na empresa e como ele se sente com relação a isso;
•a carga de trabalho do funcionário e a distribuição de trabalho em geral;
•as condições de trabalho do funcionário e como ele acha que isso pode ser melhorado;
•os sentimentos do funcionário sobre a importância do trabalho que ele faz;
•como os funcionários se relacionam uns com os outros;
•a condição dos equipamentos com os quais o funcionário deve trabalhar;
•o pagamento e benefícios que o funcionário recebe em comparação com os de outras empresas;
•a consistência e justiça na maneira pela qual os funcionários são tratados e disciplinados;
•se o funcionário sente que os supervisores e colegas de trabalho dizem a ele o que ele precisa saber;
•estrutura da empresa pode ter pontos de melhorias;
•o potencial para crescimento/progresso;
•as experiências do funcionário e seus sentimentos sobre treinamento e comentários;
•a utilidade e conveniência das instruções e do treinamento recebidos;
•a eficiência da comunicação entre os colegas de trabalho e entre os trabalhadores e os supervisores;
•a atitude dos gerentes/proprietários em relação aos funcionários;
•o ambiente de trabalho é adequado conforme sua avaliação;
Pois segue então alguns tópicos para você desenvolver uma pesquisa interna de satisfação, indique nesta pesquisa o que de fato você considera importante, e claro, depois desta pesquisa realizada, procure analisar a mesma em grupo e tomar ações que possam melhorar os resultados internos.
Bom, agora é com você, indique o tema do próximo artigo !
Abraços e suce$$o!!
Autor: Zafenate P. Desidério ( Idealizador e editor de conteúdo do Portal Qualidade Brasil)



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