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Editor de conteúdo do Portal Qualidade Brasil , profissional em Gestão da Qualidade desde 1999.

ISO 9001 e o louco

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Novamente volto ao tema ISO 9001, pois além de estar relacionado a artigos deste site eu quero envolver os leitores sobre diferentes formas de visões, por isso acredito que não adianta dominar sobre o assunto e publicar aos ventos se você não considerar fatores importantes para o sucesso deste trabalho.
Em um momento não muito distante, uma empresa estava realizando sua auditoria interna, com sua equipe capacitada, cada um seguia seu trajeto conforme requisitos da norma e seus procedimentos internos.
Diversos argumentos foram destacados durante esta auditoria, mas lá, tinha um auditor interno que na visão de muitos era LOUCO, ele era pouco simpático e ao mesmo tempo apenas dizia, está errado isso e está errado aquilo temos que tomar ações.
Acredito que processo de auditoria é relevante para se conseguir obter resultados e não tiro o valor deste processo, pois muito se faz nas empresas baseado nestas avaliações e o processo de melhoria continua é originado através desta ação.
Mas este auditor tinha algo diferente, ele era OBJETIVO, e o pessoal auditado não aceitava suas avaliações, e ele não dava bola, ele queria era seguir os procedimentos conforme aNORMA, para isso é claro, ele era um agente de transformação neste processo de auditoria.
Para muitos, o processo de auditoria é algo chato e estressante, pois sempre vem alguém dizer que algo está errado e encher você de pergunta, pare e pense como seria uma avaliação de manutenção de um veículo se o mecânico não pergunta-se O QUE DE FATO HOUVE!
Não adianta esforços se não houver padrões, sem exageros, o auditor tem o papel de avaliar e indicar falhas em um processo, não adiante definir sua LOUCURA como problema, este profissional deve estar orientado a ser totalmente IMPARCIAL perante a sua avaliação, pois é este o fator de mudança.
Ser imparcial é não deixar opiniões e comportamentos influenciar sua avaliação, seja você umLOUCO por transformações e claro pela melhoria continua, mas sempre baseado em padrões que definam melhorias.
Auditores internos como já citei anteriormente são agentes de transformação, se você estiver do outro lado, veja isso como seu poder de indicar melhorias e mantendo-se intacto no que se diz relação a não conformidades seguindo o que foi definido como procedimento da empresa.
Na realidade somos todos LOUCOS por mostrar resultados, sem exageros e sim com profissionalismo faça a sua parte sabendo falar e ouvir!
Zafenate Desidério
Editor de conteúdo
Portal Qualidade Brasil

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