Diante de alguns e-mail indicando este tema, segue um artigo que desenvolvi para que você torne o treinamento uma função eficaz e objetiva, mas tente considerar todos os fatores existentes.
Conteúdo prático
Um dos pontos que deve ser avaliado na prática de um treinamento é o conteúdo utilizado, pois em muitos casos a prática se resume apenas no conhecimento do responsável por esta atividade, então devemos tornar este conteúdo adequado aos treinados, para isso elaborei algumas dicas que podem facilitar.
- Utilizar imagens para exemplos aplicados, mas preste atenção na resolução da mesma;
- Texto com termos populares facilita na compreensão;
- Diagramação do conteúdo deve ser pensada, pois facilita a leitura;
- Texto resumido auxilia na evolução do treinamento;
- Paginação deve orientar o conteúdo pelo índice, facilitando a busca;
- Títulos abreviados ajudam na identificação;
- Dicas para cada exemplo, explicar o tema de forma objetiva;
- Fontes de texto devem ser padrões;
- Utilizar cores, mas não tornar o texto uma salada de frutas.
Estrutura adequada
- Local isolado de sons extras, sala de treinamento ao lado do chão de fábrica poderá estar dificultando a atenção;
- Iluminação deve auxiliar, porém pouca iluminação dificulta conforme acuidade visual, para isso avaliar este critério e pesquisar sobre o mesmo com os usuários;
- Layout da sala deve permitir além das atividades em grupo também centralizar a visão para o responsável pelo treinamento, para isso é fácil, organização;
- Crie uma biblioteca de vídeos, livros e demais conteúdos;
- Higiene também deve estar presente, disponha de lixeiras identificadas;
- Forneça materiais de uso dos usuários, tais como blocos de notas,lápis e canetas.
Apresentação
O conteúdo utilizado deve estar disponível de forma visual para que todos consigam visualizar, para isso claro, pense no uso de Datashow ou Flip Charts mas neste caso, sua escrita deve ser impecável facilitando o entendimento, pense sempre na acuidade visual, ou seja, como cada um consegue visualizar, pesquise.
- Utilize Power point para apresentação em Datashow, porém cuide bem da diagramação do texto e da imagem;
- Imagens com alta resolução;
- Treinamento com vídeos são ótimos, mas preste atenção no volume do som;
- Em caso de treinamentos com longa duração, gerencie o mesmo em módulos, para cada um apresente um tema diferente;
Programação
Não deixa para última hora o aviso de treinamento, utilize os painéis e murais de aviso com no mínimo 7 dias de atencedência, evite a ausência com a prevenção.
Conteúdo Teórico
Treinamento teórico é o mais utilizado, então transforme seu conhecimento e domínio de forma a que todos possam entender, use técnicas de comunicações utilizada por palestrantes, sendo objetivo, mas buscando tempo para tratar cada tema em discussão e com dinâmicas que contribuem muito.
Conteúdo Prático
Treinamento prático é o ideal, quando se trata por exemplo de processos você pode realizar o mesmo de forma individual ou em pequenos grupos, pois tente atender todas as solicitação e responder todas as perguntas.
Avaliação
Ao final de cada treinamento, faça a avaliação de seu treinamento, crie um formulário considerando talvez alguns critérios que possam auxiliar na melhoria deste processo. Pense como seu treinamento foi absorvido pelos treinados, e busque estas respostas tornando-as pontos de melhorias.
Organização
Prepare para sua apresentação sem esquecer materiais didáticos, canetas e demais itens que você utilizará para isso tire um tempo antecipado para se organizar, avaliando todo o material necessário, não deixe para última hora.
Tempo de duração
Imagine tirar o pessoal do chão de fábrica e colocar em treinamento por 2 horas, é sono na certa, pois o ambiente vive da correria diária, portanto se caso você programar treinamento de longas horas, divida este tempo em dinâmicas de grupos, cafezinho e também um tempo para um bate papo, não fique na oratório por muito tempo, pois com certeza apenas da boa vontade e interesse no conteúdo, o sono vem.
Por enquanto a minha ideia era abordar maneiras que podem contribuir para o seu dia a dia nos treinamentos internos de sua empresa, e você pode ter encontrado algo familiar, mas nada de anormal, somente tente melhorar seus treinamento além do conteúdo, existem diversos fatores a serem considerado, então prepare-se e busque pela melhoria continua em seus treinamentos.
Sucessos!
![]() | Zafenate Desidério Editor de conteúdo Portal Qualidade Brasil |




0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário abaixo e participe !!!