No primeiro artigo relacionado à produtividade x Qualidade recebemos diversos comentários sobre visões diferentes deste tema, é ótimo, pois isto mostra que o Portal Qualidade Brasil não é apenas uma ferramenta de pesquisa e sim faz parte do dia a dia dos profissionais ligados aos temas abordados, recebo diariamente e-mails mencionando diferentes visões de profissionais de várias partes do pais.
O tema hoje continua sendo produtividade , mas vamos realçar este texto com o item segurança do trabalho, pois mesmo passando tanto tempo da era em que os trabalhos eram em sua maioria manuais, lembro-me do filme de Charles Chaplin em tempos modernos, onde a velocidade da máquina era o que definia o total da produção, mas o operador representado por Charles tinha que acompanhar esta velocidade mesmo tendo suas limitações como qualquer humano, não contando com muita estrutura de apoio.
O trabalhador deve ser visto como patrimônio e não apenas como um simples apertador de botão ou embalador de peças, pois sabemos de inúmeros acidentes em que a falta de segurança na estrutura utilizada e a falta de cultura contribuíram para o mesmo.
Mesmo sendo uma MPE (Micro Pequena Empresa) ela deve pensar como seria o resultado de suas operações se a segurança estiver presente, ao contrário de muitas empresas que mantem o trabalho a toque de caixa, o trabalhador deve ser mantido a toque de alerta, ou seja, prevenção é o que manifesta a segurança em ambiente de trabalho.
![]() |
Cenas do filme Tempos moderno com Charles Chaplin |
Alertas sonoros ou luminosos podem ajudar na prevenção e não podemos esquecer de que padronizar locais com cores diferentes torna constante este alerta, mas o poder de transformação será sempre o ser humano, pois é nele que devemos pensar quando se planejar um grande processo, pois mesmo um processo automatizado em sua grande maioria, o final é sempre as mãos de um operador, então buscar transformar esta cultura com informações e ações através de profissionais capacitados é o ideal.
Não adianta a máquina estar adequada no layout se o layout não for pensando para prevenir acidentes, embora existam normas mundiais, uma empresa não pode simplesmente se ausentar de sua responsabilidade porque é e sempre foi lei pensar em segurança do trabalho, mas ao mesmo tempo presenciamos locais no mundo onde esta lei não é lembrada e nem praticada.
Você poderia pensar porque falar de segurança do trabalho e não Qualidade ,penso que a relação é sim muito grande, pois imaginar qualquer produto sem segurança de uso é impossível, agora para produzir deve se pensar da mesma maneira, pois o que gera resultado é e sempre será a ação humana.
A produção é sempre pensada como fator de crescimento, onde o objetivo final é um produto acabado, e não adianta dizer o contrário, pois a produção sempre estará em primeiro lugar em qualquer empresa, pois é a produção que torna possível o crescimento de uma empresa, mas a produção jamais será possível sem Qualidade e segurança do trabalho.
Tenho inúmeros amigos estudantes, técnicos e engenheiros em segurança do trabalho que sempre dizem que altos padrões de segurança contribuem para um resultado eficiente, mas nada será possível sem uma cultura constantemente repensada.
Portanto sem segurança do trabalho não é possível à produtividade, pois produtividade é a relação da Qualidade, segurança do trabalho e produção que na soma geram efeitos positivos e na falta de uma destas ciências o efeito é totalmente negativo seja financeiramente ou fisicamente.
Pensar em segurança do trabalho é pensar em Qualidade de vida!
Sucessos!
![]() | Zafenate P. Desidério Idealizador/Fundador e editor de Conteúdo |





0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário abaixo e participe !!!