Unicamente a Qualidade e produtividade devem ser vistos como parceiros, união e resultados tornam o ambiente de trabalho muito mais saudável do que aquelas dúvidas sobre ações e metas.
Mas porque a produção em quantidade sempre gera rejeição?
Conheço inúmeras empresas com processos controlados em seu todo, mas a Qualidade deve ser a orientação e cultura dentro de cada organização, rejeição é resultado de algo errado, não pense que o setor Qualidade deve estar preparado para tudo, e sim o resultado da uniãoprodução + Qualidade é menos rejeição, controlar é preciso e procedimentos são base de uma padronização e melhoria constante.
Porque tantos controles, já conheço meu processo!
Tá certo que preencher papelada e ficar descrevendo o porque disso é um pouco incomodo, mas este processo de controle é fator importante para Gestão de resultados, como saber se houve melhoria, se não existem dados? Como saber se houve resultados se não houve ação baseada em controle?
Minha empresa tem a cultura de produzir para depois avaliar, como mudar?
Ainda existem empresas que perdem muito na falta de acompanhamento e controle da produção, mas onde fica o lucro desta empresa? O lucro desta empresa normalmente é absorvido na constante troca de pessoas, retrabalhos e porque não dizer na sucata de produção, mudar para processos mapeados e cultura do controle da Qualidade é com certeza o melhor caminho, siga a constante melhoria através de trabalho em grupo, onde os passos abaixo já são um bom começo, não exatamente nesta ordem.
- Medir cada processo, indicando suas perdas;
- Criar grupos de melhoria de processo;
- Planejar ações baseadas nas necessidades destes números;
- Agir nas ações sempre em grupo, compartilhando os resultados;
- Trabalhar em equipe é o mais indicado, hoje e sempre;
- Reconhecer o trabalho do grupo e não apenas do individuo.
- Capacitar a equipe;
- Promover a Qualidade através de treinamentos;
- Promover seus processos através de resultados.
Por fim, a pergunta que fica.
Qualidade é?
Qualidade é um termo com diversas definições, porém para o contexto produtivo temos a exemplo "conformidade com as exigências dos clientes", "relação custo/benefício", "adequação ao uso", "valor agregado, que produtos similares não possuem"; "fazer certo à primeira vez"; "produtos e/ou serviços com efetividade". Enfim, o termo é geralmente empregado para significar "excelência" de um produto ou serviço.
Existem diversas razões para você mudar a cultura de sua empresa, não perca tempo e pense nas ações unindo produtividade e Qualidade, pois os ganhos serão muitos.
Participe na busca pela transformação cultural de sua empresa na busca pela excelência e claro, medir e controlar são fatores importantes, mas acima de tudo ação efetiva é o que transforma, unir produção e Qualidade é o maior importante, pense que a Qualidade é o fator de excelência e produção é a capacidade de se realizar algo, unindo os dois, se tem a CAPACIDADE DE REALIZAR ALGO COM EXCELÊNCIA.
Deixe seu comentário, sobre o que você pensa disso!
Sucessos!
![]() | Zafenate P. Desidério Idealizador/Fundador e editor de Conteúdo |




0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário abaixo e participe !!!