Hoje quero falar sobre a Qualidade e sua história no Brasil, resolvi abordar o artigo baseado em um livro muito interessante chamado A História da Qualidade e o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade que recebi do Inmetro em 2008, que tem como autores Waldir Algarte e Delma Quintanilha publicado no ano de 2000 com apoio do Senai, CNI e Inmetro, foram impressos apenas 1.000 exemplares.
O artigo foi escrito baseado no conteúdo do livro apresentado, elaborei o resumo de algumas páginas que fazem referência a este tema
A história inicia-se no final do século XIX, nesta época a economia tinha como base a agricultura e o produto responsável por 50% das exportações na época era o café.
Além do café o Brasil também exportava cacau, açúcar, algodão e borracha, matéria-prima essencial na 1° guerra, com esta mesma guerra a exportação do café teve uma considerável queda, mesmo tendo o aumento nas exportações da borracha, o Brasil da época enfrentou uma forte crise financeira, tendo sua recuperação nas décadas de 20 e 30, quando o Brasil teve novo aumento na exportação de café, que chegou a alcançar 69,5% do total das exportações de 1930.
No meio do século o Brasil teve seu início na indústria, mesmo não tendo o apoio do governo brasileiro, pois este era mais interessado na produção agrícola.
Durante a 1° Guerra Mundial (1914 - 1918) com a falta de produtos fabricados na Europa, o Brasil com forte intenção acelerou o investimento na industrialização, iniciando seus processos de manufatura na área têxtil.
Embora os grandes fazendeiros defendiam a produção do café, o Brasil teve seu SURTO INDUSTRIAL em São Paulo com a implantação de diversas fábricas de tecidos, calçados e chapéus.
No início do século XX os grandes fazendeiros e usineiros de açúcar importavam seus carros dos Estados Unidos e Europa, tendo como Alberto Santos Dumont em 1981 o primeiro importador de veículos, na época um Pegeout para o conde Fransisco Matarazzo.
Logo depois a Ford Company iniciou suas atividades na indústria de veículos no Brasil, com a sua fundação em 24 de Abril de 1919 chamando de Ford do Brasil, tendo como seu fundador Henry Ford , Já em 1° de maio daquele ano era montando o primeiro carro no Brasil. O Ford modelo T.
Modelo T: Henry Ford dirigi seu primeiro sucesso
Logo após a revolução de indústrias no Brasil, também chega em 1923 a General Motors, produzindo somente veículos comerciais. Porém o Brasil encontrou uma dificuldade que era a mão de obra Qualificada, pois esta mesma era formada por colonos vindos das fazendas de café e também imigrantes italianos e espanhóis, sendo que em 1930 devido a crise na cultura do café, estes começaram a migrar para São Paulo em busca de emprego
Outro fato importante que considero é que durante a crise do café, houve o desinteresse no crescimento das importações dos veículos, e não permitiu também que houvesse o desenvolvimento da produção de automotores.
Um segundo fato é que no Brasil não existiam siderúrgicas e as empresas metalúrgicas estavam voltadas para fabricação de peças de reposição para máquinas da indústria têxtil, máquinas de beneficiar café e equipamentos de usinas de açúcar, implementos agrícolas e utensílios domésticos.
O Brasil nos primeiros 50 anos se tornara um mero importador, através de simples montagens e produção de peças para reposição.
Durante o governo Juscelino Kubitscheck ocorreu um passo importante para a indústria no Brasil, com a criação em 1956 do GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística).
Logo em 1958 tivemos também a instalação de primeira fábrica de motores a gasolina do Brasil, Trata-se da nova fábrica da Willys-Overland do Brasil S.A., destinada a produzir os motores para os Jeeps Willys brasileiros, sua capacidade de produção era de 20.000 motores por ano.
Após a inserção do Plano de Metas do Governo, houve a definição de metas para nacionalização e produção, 50 anos depois o Brasil incorporou-se a este padrão produtivo na indústria automobilísticas, onde houveram investimentos e padronização destes processos.
Então o Brasil chega em um padrão de qualidade mundial, e seus produtos foram considerados iguais ou similares aos importados, ou em muitos casos melhores.
Neste momento utilizando já de métodos de Gestão com o foco de aprimorar a Qualidade de seus produtos e aumentar a produtividade para uma maior competitividade no mercado nacional e internacional.
Então temos na indústria automobilísticas as raízes da Qualidade no Brasil, desempenhando um papel fundamental na formação da cultura da Qualidade, e hoje absorvida pelas principais indústrias de bens e consumo duráveis.
Espero que tenha gostado deste artigo, onde menciono um fato histórico, e você que faz parte da Qualidade participe no melhor desempenho desta história garantindo a evolução e excelência.
Redação
Profissional na área de Gestão e Qualidade, fundador do Portal Qualidade Brasil e de mais de 300 artigos sobre Gestão, Qualidade, Recursos Humanos e Carreira.
E-book´s deste autor
E-book Formulários para ISO 9001E-book Masp - Aplicando na prática E-book Indicadores de Gestão |
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário abaixo e participe !!!