Estes dias estava lendo um livro que encontrei em um sebo (local de venda de livros antigos) um preciosidade na área da Qualidade, o livro chama-se Circulos do Controle da Qualidade - Um método Gerencial Renovador porém... do professor Ernani Pereira Xavier lançado em 1983, uma verdadeira raridade, um conteúdo maravilhoso sobre o tema Qualidade, com ênfase no circulo da Qualidade no mundo inteiro, e me deparei com um capitulo chamado EDUCAÇÃO PARA QUALIDADE uma ação realizada pelo Japão na época, claro, abaixo segue a informação resumida do mesmo.
Entenda os temas principais envolvidos neste projeto a nível nacional na época, o mais interessante nesta história é identificar pontos importantes na época hoje existentes em diversas normas internacionais.
Tendo sua origem no Japão em 1960, o Mês Nacional da Qualidade está relacionado a inúmeras atividades que começaram a ser praticada a partir deste ano com o objetivo de difundir a Cultura da Qualidade no país inteiro na época.
Na época os principais programas de rádio e televisão, escolas e e treinamentos na empresa incluíram os seguintes tópicos.
Qualidade e Gerência
- Abordava o controle da Qualidade;
- Procedimentos aplicados na produção;
- Padronização da Qualidade;
- Garantia da Qualidade.
Controle da Qualidade
- Controle da matéria-prima de fontes externas;
- Pedidos, entrega;
- Controle de estoques nas empresas contradas.
Controle do processo e Garantia da Qualidade
- Inspeção no processo de controle;
- Diagnose de defeitos;
- Perdas de operação;
- Análise das causas e efeitos.
Manutenção preventiva
- Controle dos equipamentos;
- Táticas e instrumentos de controle.
Maneiras para implementar Planos de controle da Qualidade
- Consciência da Qualidade;
- Educação e treinamento para o controle da Qualidade;
- Programas voltados para o Controle da Qualidade.
Um outro programa foi elaborado, com características mais práticas, visando contemplar conhecimentos mais básicos.
- Produção de melhores produtos;
- Eliminação de defeitos;
- Como controlar efetivamente a Qualidade;
- As responsabilidades para com a Garantia da Qualidade;
- Melhorias nos padrões da Qualidade;
E no mesmo momento mais um programa foi colocado no ar em emissoras de rádio e televisão em cadeia nacional, abordando os seguintes temas.
- O que vem a ser uma boa Qualidade;
- Coleta e análise dados;
- O que é Qualidade?
- Melhoria;
- Capacitação profissional para o controle da Qualidade;
- Prática do Controle da Qualidade nas empresas contratadas e inspeção no recebimento do material;
- Controle na aquisição;
- Desenvolvimento de novos produtos;
- Projeto voltado para a Qualidade;
- Garantia da Qualidade;
- Receptividade e processamento das queixas de consumidores;
- Como implantar um plano de controle da Qualidade.
Na época os esforços do Japão foi maciço e orientado sistematicamente, uma quase obsessão e um elevado compromisso social tanto com o produto que o empregado japonês fabricava como para com as ações que praticava.
Todos os japoneses, sem exceção, tornaram-se cônsios da importância da Qualidade para com todas suas realizações, em todos os níveis sociais e organizacionais, em todos os setores de atividades.
A Qualidade passou a ser parte inerente da vida, dos e dos costumes da sociedade japonesa e hoje, sem dúvida, já se tornou elemento de seu folclore.
Foi a partir deste nível de educação de uma sociedade como um todo, em todas as camadas, sobre a importância e o valor da garantia quase absoluta que despontaram os círculos da Qualidade.
Fica estas valiosas dicas e exemplo de que a excelência da Qualidade não é mérito de um grupo e sim de um país, no caso do Japão é indiscutível mencionar a Qualidade sem lembrar dos empenhos dos mesmos, imagine um país todo envolvido no tema mais absoluto de todos, pois a Qualidade não está somente nos resultados produtivos, temos a chance de aplicar a Qualidade tanto na carreira profissional como na vida pessoal.
É absolutamente claro de que houve um envolvimento maciço e um alto investimento na época para tornar o Japão uma referência, e não podemos claro pensar que um certificado ou apenas um produto bem acabado define a Qualidade, NÃO, a Qualidade está no envolvimento das pessoas.
Padronizações? São ótimas, mas sem a participação coletiva das pessoas torna-se apenas um referência, então que tal repensar sobre sua equipe e formas de trabalho e elaborar você também um programa de conscientização em sua empresa.
Deixe seu comentário e claro, participe.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário abaixo e participe !!!