Na área da Qualidade o temo ação corretiva está baseado em uma realização para corrigir o problema e evitar que o mesmo ocorra novamente, mas esta ação de fato realmente resolveu o problema?
Não somente na área da Qualidade, mas como em toda a empresa, devemos pensar em soluções completas que se possa realizar uma análise dos resultados, e nunca jogar para baixo do tapete o problema, pois em épocas de novas faxinas este mesmo problema volta a aparecer.
A correção de um problema deve sempre levar em conta o que é mais critico para que este evento ocorra, no exemplo abaixo relaciono fatores por nível de crítico.
Problema: Carro sem gasolina
- Faltou dinheiro
- Esqueci de abastecer o carro
- Meu carro não está marcando nível de combustível corretamente.
Temos 3 respostas realmente criticas para um problema, mas na questão número um o problema é planejamento financeiro, e na segunda um problema de atenção, mas já no terceiro problema, por mais que volte a abastecer o carro o problema persiste, evidenciando então um nível crítico maior.
Neste caso a manutenção seria o correto, para muitos o problema principal seria o planejamento financeiro, mas este se consegue alterar com economia e no terceiro o efeito esta ligado diretamente a poder de acontecer novamente do problema, pois não teríamos um padrão a seguir.
A ação corretiva deve ser vista como importante mais nunca como essencial, o correto seria prevenir o problema, evitando seus efeitos.
Neste espaço entre a prevenção e a correção, temos o tempo e o dinheiro que nos resulta em uma perda de valores, que dependendo do problema, a ação corretiva é inviável.
Existem inúmeras ferramentas para que você possa trabalhar preventivamente sob um problema, mas agir através de um planejamento estratégico seja ele na mão de obra ou no processo seria mais confortável, pois estamos agindo preventivamente sobre possíveis problemas.
Durante muitos anos, a Qualidade foi vista por grandes empresas como um custo agregado, e ainda é, mas ela se aplicada corretamente através de suas ferramentas nos permite agir sobre os resultados financeiros da empresa, possibilitando evitar possíveis prejuízos.
Já na ação corretiva já estamos lidando com o problema em si, e acarretando perdas, mas como neste caso o problema existe, devemos realizar um estudo mais aprofundado sobre esta causa raiz e seus efeitos.
Portanto este poder de avaliação e correção deve ser atribuído ao nível de capacidade de cada, onde no caso da empresa a prevenção está ligada sim na capacidade intelectual e padrões, sendo assim, ação corretiva é sempre lembrada quando o problema aparece, mas como sempre digo, não é por que o problema não foi detectado que este mesmo problema não existe, portanto fique atento e previna-se.
A palavra chave para solução de problema deve ser sempre PREVENÇÃO e diretamente ligado a isso, volte a estaca zero do seu problema detectado e veja se este mesmo ainda persiste analisando se os efeitos ainda ocorrem.
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