Topo

Minha foto
Editor de conteúdo do Portal Qualidade Brasil , profissional em Gestão da Qualidade desde 1999.

O que é mais caro? Prevenir ou remediar?

|
O titulo lembra um antigo ditado ao qual relaciona duas situações onde ao se prevenir se reduz a possibilidade de um erro, e quando se insiste no erro se assume o processo de corrigir, é claro que na simbologia da situação devemos sempre buscar o que de fato melhor se assemelha a oportunidade, e neste caso devemos lembrar que empresas vivem sempre sob avaliação, e esta ferramenta deve estar presente como um escudo contra tais remediações.
Remediar nem sempre esta ligada a situação de correção, e sim as vezes usamos para tampar um possível erro despercebido, lembre-se que mesmo estando no circulo financeiro ou no chão de fábrica, a confiança de um trabalho em grupo deve ser transparente e sempre ética.
Não importa o tamanho de sua empresa, e sim o que de fato a transforma em um grande centro de inovação e talento é as oportunidades cedidas para setores e pessoas, faça das oportunidades uma porta de entrada para o sucesso de sua organização e transforme o dia a dia em degraus rumo ao sucesso.
Os custos da Qualidade deve  estar relacionado ao ciclo produtivo, desde os investimentos(inputs) até seus resultados (outputs), e claro toda a estrutura envolvida, pense que situações adversas não consideradas devem ser analisadas como custo, envolvidos neste ciclo de avaliação.
- Avaliação;
- Medição;
- Matéria prima;
- Perdas de produção;
- Custo gerado por fornecedores;
Portanto remediar neste caso é a ação corretiva, estacando talvez com sucesso o problema, porém em muitos casos esta ação acaba não tendo sucesso, e por fim, delega-se outra atividade a fim de corrigir o problema, então ao pensar em ação, avalie o impacto que a mesma terá sobre sua empresa, seja de fato um auditor eficaz e não apenas um pesquisador sem objetivo.
Ação preventiva tem sua função determinada quando se faz entender que a mesma se faz cumprir como fato normal de um ciclo, portanto quando a mesma deixa de ser entendida, passa a ser um vinculo entre o erro e a ação corretiva sem eficiência. Para isso é claro, evite e previna.

Autor: Zafenate P. Desidério ( Idealizador e editor de conteúdo do Portal Qualidade Brasil)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e participe !!!

 

Copyright © 2010 Blog ISO 9001 | Design by Dzignine