Topo

Minha foto
Editor de conteúdo do Portal Qualidade Brasil , profissional em Gestão da Qualidade desde 1999.

Gestão x Comodidade

|
Sabe quando uma empresa pensa em mudar algo? O que vem na cabeça da grande maioria é receio sobre esta mudança, e exatamente neste ponto que quero chegar, pois quando realizamos a busca por mudança sempre se espera um melhor desempenho e por consequência um resultado satisfatório.
O processo de implementação da norma ISO 9001 é desafiador e realiza inúmeras mudanças agindo diretamente na cultura da empresa, e isso é claro, sempre se torna ponto de críticas quando esta atividade se torna mais ampla, ou seja, mais trabalho.
Com este objetivo, a mudança é algo que deve ser bem avaliado, considerando fatores importantes como planejamento e objetivo, e quando isso não acontece além de um custo maior o desempenho se torna mais lento.
A capacitação deve ser considerada em primeiro lugar antes da decisão de mudanças, a empresa deverá ter a visão de que uma certificação não trás resultados sem:
Qualificação:
O processo de Qualificação deve estar direcionado nas metas da empresa, para isso desenvolva recursos de capacitação, desenvolvendo os colaboradores na busca pelo equilíbrio dos resultados.
Disciplina:
Imagine deixar tudo para depois, isso é um grande problema, mas manter a disciplina no ambiente de trabalho sem uso do autoritarismo e sim do estilo profissional organizado com certeza favorece os resultados como fator importante para o sucesso dos trabalhos.
Comprometimento:
Não adianta tesoura para cortar pedra, identifique potencias e motive visões comprometendo a equipe nas metas e resultados. O comprometimento é com certeza a base principal do sucesso de uma certificação, pois sem comprometimento não se tem eficácia nas ações.
Pois é, se você quer continuar trabalhando no escuro, com certeza seu processo de certificação e também de Gestão será no “ISO ou ISSO” não sabendo interpretar requisitos e agir sem foco.
Em que nível de maturidade a sua empresa está com relação à Gestão? Se ela continua agindo exatamente como na época da certificação, isso é sinal de comodidade e falta comprometimento com melhores resultados.
Onde fica a visão do empresário quando a Gestão adormece? O empresário deve ser o maior motivador para o sucesso de um SGQ, ele deve estar envolvido e com certeza comprometido com o desempenho diário das ações.
Quantas não conformidades foram realmente solucionadas? Esconder o problema preenchendo um formulário conforme requisito da norma ISO 9001 é o mesmo que tirar doce de criança, mas quando isso acontece, algo está errado e neste sentido o SGQ deve estar direcionado em seus objetivos e não apenas em suas oportunidades.
Seus indicadores estão do tipo sobe e desce? Esta instabilidade indica que as ações estão sendo mascaradas e sem afinidade com solução, para isso adequar ações realmente corretivas no sentido das metas deve ser ponto chave em todas as reuniões de análise críticas.
Sua Gestão esta sendo reciclada como papéis obsoletos? Isso mesmo, sabe quando algo se torna sem vida? O que fazemos? Deixamos de lado, e este é o resultado de um SGQ sem metas e resultados, apenas para preencher papel, cuidado, pois o vicio da comodidade é um veneno voraz para sua Gestão.
Este artigo é para todos os profissionais de Gestão, não somente da Qualidade e sim para todos os setores da empresa, viva a sua Gestão como o melhor doce que você gostava quando era criança, brigue por este doce e saboreie a cada dia cada pedaço.
Sucessos!

Zafenate Desidério
Editor de conteúdo
Portal Qualidade Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e participe !!!

 

Copyright © 2010 Blog ISO 9001 | Design by Dzignine